O Hospital Municipal Nossa Senhora das Dores passou por uma reestruturação de emergência, com a intenção de ampliar o atendimento perante o aumento significativo de casos de COVID-19.
Uma readequação foi feita para aumentar os leitos para casos da Covid, sem precisar desamparar outras demandas de atendimento, como traumas e obstetrícia de emergência.
A cada dia, a prefeitura adequa melhor o ambiente, fazendo uma nova configuração, para não deixar de atender os moradores que necessitam do serviço.
O diretor do hospital, Julio Cesar Kadanus, relata que no ano passado a unidade contava com três leitos exclusivos para pacientes da Covid e hoje conta com nove, sendo três leitos para pacientes menos críticos (área amarela), quatro leitos para pacientes graves (área laranja) e dois leitos para pacientes gravíssimos, já com uso dos novos respiradores adquiridos a poucos dias (área vermelha).
Além disso, o Hospital Nossa Senhora das Dores mantém um leito de monitoramento, dois leitos na enfermaria feminina e três leitos na enfermaria masculina que são de outras doenças.
A obstetrícia foi remanejada para o pronto socorro, para se usar o espaço em uma situação emergencial, e que agora conta com uma cama e duas macas para atender possíveis casos da Covid-19.
Todas essas medidas estão sendo tomadas como forma de prevenção no possível colapso da saúde que o município, estado e o Brasil tem enfrentado. Em um plano emergencial. Tijucas do Sul está no seu limite e a equipe do hospital tem trabalhado para que isso não aconteça.