Esta sexta-feira, 2 de novembro, é dia de Finados. Por conta disso, a movimentação deve ser intensa nesta data em todos os cemitérios da região. Esta ocasião é tida pela igreja como o dia de celebração da vida eterna das pessoas que já faleceram. Desta forma, nesta data muitas pessoas vão aos cemitérios visitar os túmulos e fazer orações pelos familiares e amigos falecidos.
Porém, a movimentação não se dará apenas amanhã. Nos últimos dias já foi grande a quantidade de pessoas circulando pelos cemitérios fazendo limpezas e depositando flores, procurando desta forma embelezar as sepulturas para a ocasião, como Roseli Barbosa, de Mandirituba. Ela vai várias vezes limpar o túmulo do seu genro. “Principalmente nesta época deixamos tudo limpinho e com mais flores”, conta.
A também mandiritubense Amenar Machado e o filho Fabio usam equipamentos mais potentes. Eles lavam os túmulos dos entes sepultados com uma lavadora de alta pressão. “Limpamos os túmulos e parte do corredor, sempre cuidando para não espalhar sujeira para as sepulturas ao lado”, diz a mãe.
Sirlei da Cruz de Oliveira, de Piên, também vai ao cemitério todos os anos limpar o túmulo do marido. Ela conta que faz isso várias vezes ao ano, mas esta data é especial. “Ele não está mais entre nós, mas na minha memória vai ficar eternamente”, diz Sirlei.