Analisando o perfil dos candidatos eleitos no último dia 7 de outubro, algumas curiosidades podem ser observadas. Uma delas, por exemplo, é relacionada à idade dos vereadores da próxima legislatura.
Entre os 94 eleitos para as cadeiras legislativas na região suleste do Paraná, a média de idade é de 44 anos. A câmara mais jovem será a de Quitandinha, com média de 39,9, enquanto que Contenda, com 50,3, tem a média de idade mais elevada. Com relação às demais cidades, a média é de 49 em Agudos do Sul, 41,6 em Campo do Tenente, 41,5 em Fazenda Rio Grande, 40,9 na Lapa, 46 em Mandirituba, 43,3 em Piên, 46,3 em Rio Negro e 42,8 em Tijucas do Sul. Há fato curioso em Contenda, onde o eleito com menor idade tem 43 anos, e em Rio Negro, onde o mais novo tem 41.
De toda a região, o candidato eleito mais jovem é Bernardo Junior, que será vereador em Mandirituba com apenas 23 anos. “Isto mostra que o povo queria renovação. Vou trabalhar bastante e fazer valer os votos que recebi. E tenho certeza que este é o início de minha história na política, nas próximas quero disputar para prefeito”, enfatiza. Bernardo destaca o apoio dos pais, amigos e a expressiva votação que teve no bairro de Areia Branca dos Assis.
Além dele, apenas outros três vereadores eleitos no último pleito possuem idade inferior a 30 anos. São eles Neto da Bioagro, de Quitandinha, com 28 anos, Josnei Grosskopf, de Piên, com 27 anos, e a vereadora reeleita Larissa Martins, de Agudos do Sul, também com 27 anos de idade.