Na tentativa de reduzir os impactos ocasionados pela estiagem que afeta todo o Paraná, a prefeitura de Quitandinha deu início ao Programa Água Para Todos. A iniciativa, que em em uma semana distribuiu mais de 200 mil litros de água potável nas regiões do Turvo, Cachoeira do Ipanema, Cachoeira dos Knopik e Mato Branco, consiste na contratação de um caminhão pipa, com capacidade para mais de quinze mil litros, que disponibilizará água potável para as localidades mais afastadas da cidade dada à seca histórica.
O programa foi instituído por meio do decreto municipal 1.382/2020, que determinou estado de emergência hídrica no município desde setembro. A ação é comandada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e será destinada aos moradores e produtores rurais que não possuem acesso à rede de saneamento da Sanepar, que consigam comprovar a secura dos seus respectivos poços artesianos. O programa também está atendendo reservatórios comunitários existentes nas regiões.
A secretária de Administração e Finanças, Jaqueline Ribas, explica que o Programa Água Para Todos é mais um reforço da municipalidade na linha de frente do combate ao coronavírus. “Graças à boa administração conjunta que estamos conseguindo fazer, com os recursos destinados ao combate contra o Corona nós conseguimos atender a mais essa demanda urgente da população, sem afetar o planejamento de caixa da prefeitura”, afirma.
Para a prefeita Maria Julia Wojcik, a realização do programa se deu também pela necessidade de promoção de saúde básica para a população quitandinhense, que precisa da água para continuar combatendo o vírus, além das necessidades básicas. “Desde março todos nós reforçamos a importância da higiene básica nas nossas vidas. Estamos enfrentando a pior seca da história do nosso estado, e agora não podemos deixar faltar água justamente no momento em que mais precisamos dela, para continuar combatendo o vírus”, avalia.
A Secretaria de Agricultura informa que já tem mapeada a situação hídrica do município, e já está atendendo as localidades e as propriedades mais afetadas pela seca. Para outros casos, a pasta instrui para que o munícipe ligue no número (41) 3623 1156, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.