Em meio ao atual cenário da pandemia de Covid-19, uma das mais importantes datas do calendário da Igreja Católica será celebrada de uma forma diferente neste ano. Sem a confecção dos tradicionais tapetes, a solenidade de Corpus Christi acontecerá de forma remota.
A maioria das paróquias da região fará a transmissão da missa por meio das redes sociais ou pelas rádios locais. Algumas delas, como é o caso da Cristo Rei, em Campo do Tenente, adotaram o sistema drive in, com os fiéis podendo acompanhar a celebração dentro dos carros, nos pátios das igrejas.
De acordo com o pároco de Campo do Tenente, padre Orlando Leal, a celebração de Corpus Christi é um momento especial para a igreja e seus membros. “A importância desta data é vivenciar com muita fé a festa do corpo de Deus. Ademais, a Eucaristia é o centro da fé do cristão que segue a doutrina da Igreja Católica. São Tomás de Aquino nos diz: ‘O precioso e admirável banquete, fonte de salvação e repleto de toda suavidade! Que há de mais precioso que este banquete? Nele, já não é mais a carne de novilhos e cabritos que nos é dada a comer, como na antiga Lei, mas é o próprio Cristo, verdadeiro Deus, que se torna alimento’. Portanto, Cristo é o alimento espiritual para nossa vida de fé. Celebrar a festa de Corpus Christi na liturgia da nossa Igreja é o ápice da nossa fé”, comenta.
Padre Orlando também reforça que, diante do atual cenário, os cristãos são chamados a vivenciar a experiência com Cristo seguindo as recomendações sanitárias. “Em meio à pandemia, somos convidados a celebrar em nossas comunidades com muito amor e também mostrando que nós amamos Jesus eucarístico. Contudo, a Igreja sempre cuida de seus filhos, por isso se faz necessário seguir as normas da diocese, do decreto municipal e também seguindo as orientações da saúde”, conclui.