A pandemia do novo coronavírus segue avançando nas cidades do suleste paranaense e, na tarde de ontem, o município de Rio Negro registrou seu primeiro óbito pela doença, de um paciente na faixa etária de 50 anos, com comorbidades. A confirmação foi feita pela própria prefeitura, por meio boletim divulgado nas redes sociais.
Em toda a região, de acordo com informações das Secretarias Municipais de Saúde, são 99 casos confirmados de Covid-19, além de 38 pacientes recuperados e quatro óbitos – três em Fazenda Rio Grande e um em Rio Negro. Considerando dados de todo o Paraná, o número de pessoas positivadas para coronavírus no Estado é de 2.480, com 130 mortes e 1.526 recuperados.
Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Paraná foi a unidade federativa que apresentou a menor taxa de crescimento de casos de Covid-19 entre 11 e 18 de maio. No período, a variação foi de 27,6% no número de registros confirmados da doença, enquanto a média nacional bateu em 51%. No mesmo período, a taxa de crescimento do número de óbitos causados pelo novo coronavírus no Paraná também foi a menor do Brasil, 14,4%.
Os dados fazem parte de um estudo coordenado pelo médico cardiologista José Rocha Faria, professor do Centro de Epidemiologia e Pesquisa Clínica (EPICENTER) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), e a análise levou em conta os dados fornecidos pelo Ministério da Saúde. “Estamos olhando variáveis socioeconômicas, obediência às medidas de distanciamento social. Por enquanto só temos os números”, afirma o médico.
Da Redação com informações da Sesa