Nesta semana, a prefeitura de Agudos do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou o horário de funcionamento da Farmácia Básica Central. A partir de então, o serviço de fornecimento de medicamentos passa a ser realizado das 8 às 22 horas, sem intervalo. A média de atendimentos na referida farmácia é de mais de 4 mil por mês.
Segundo a secretária da pasta, Katya Carvalho, a medida atende pedido dos moradores, que assim têm mais opções de horário para a retirada, e complementa outra ação recente, que foi a ampliação do horário de atendimento na Unidade Rui Barbosa, este até as 19 horas. “Não basta apenas realizar o atendimento, é preciso fornecer tudo o que é necessário ao paciente, incluindo os medicamentos”, destaca a secretária.
Ela acrescenta ainda outro benefício disponível no município, que é Farmácia Especial, a qual fornece medicamentos de alto custo e que são entregues pelo estado, mas que o paciente pode retirar na unidade local. Atualmente, são 450 pessoas atendidas pela Farmácia Especial. No local, também sem precisar realizar o processo de liberação em Curitiba, os pacientes podem encontrar remédios do programa Paraná Sem Dor.
A prefeita Luciane Teixeira enfatiza que o objetivo desta ampliação de horário na farmácia municipal é proporcionar um melhor atendimento para os pacientes da Unidade Rui Barbosa e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Segundo ela, é mais um compromisso cumprido de seu plano de governo.