Com as altas temperaturas desta época do ano, cresce a preocupação quanto aos casos de afogamento. Um dos principais causadores destas ocorrências acontece em virtude de que os banhistas procuram lugares inapropriados para se refrescar, entre eles cavas, lagos e rios.
Em Mandirituba, a prefeitura tem orientado a população quanto a este perigo. Um dos pontos que têm causado preocupação é o lago no Parque Municipal de Eventos Ângelo Zeglin Palú, além de outros espaços que são procurados constantemente pelos moradores. Em alguns casos, são registradas até mesmo crianças sem acompanhamento de adultos. Devido a isso, o poder público determinou a proibição de banhos nestes locais.
A prefeitura ressalta que estes espaços não contam com a presença de salva-vidas. Somado a este importante fator, estes locais têm o terreno desconhecido, onde o banhista pode acabar se ferindo com algum objeto que possa encontrar. A questão da falta de precisão quanto à profundidade também é um ponto que deve ser levado em consideração.
Em caso de afogamentos e emergências, deve-se acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou ainda a Defesa Civil pelo 199.