Buscando ampliar e qualificar o serviço de atendimento na área da Saúde, cinco municípios da região firmaram um acordo com o Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp) para contar com suporte de UTI móvel no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A assinatura deste convênio foi realizada na última sexta-feira e reuniu prefeitos, secretários municipais e representantes do consórcio.
Por meio deste acordo, o município de Fazenda Rio Grande forneceu a base e a ambulância para o Comesp, que fará a gestão e a manutenção deste serviço, o qual será custeado também pelas cidades de Campo do Tenente, Mandirituba, Piên, Quitandinha e Rio Negro, consorciados neste processo e que farão o pagamento conforme a demanda populacional.
O atendimento do Samu é solicitado em casos de urgência e emergência, como acidentes, infarto, acidente vascular cerebral (AVC), entre outros quadros clínicos em que o paciente esteja em risco de vida ou que possa sofrer sequelas. Este serviço pode ser acionado por qualquer cidadão pelo número 192, estando a cargo da central prestar as orientações e encaminhar o atendimento necessário, seja com a UTI móvel ou mesmo com a ambulância padrão.
De acordo com o secretário de Saúde de Piên, Jair Batista, este acordo entre os municípios possibilitou a efetivação da UTI móvel. “Certamente, se não houvesse esta união entre as cidades seria inviável implantar este atendimento, o qual tem um custo mensal na casa de R$ 100 mil”, detalha, salientando a importância deste serviço. “Para os casos urgentes, contamos com o suporte da aeronave, no entanto, no período noturno ou em dias chuvosos e de neblina, é impossível ter este auxílio. Assim, passamos a somar também com toda a estrutura necessária para o transporte terrestre”, ressalta.
Vale ressaltar que os municípios que contam com a base do Samu seguirão prestando este atendimento, tendo agora o importante suporte da nova base de Fazenda Rio Grande.