A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Agudos do Sul completou 20 anos de atividades na última terça-feira. Nas comemorações da data, ocorreu a inauguração de uma importante obra para os alunos, que é uma quadra poliesportiva construída ao lado da escola.
Segundo a diretora da Apae – Escola Israel Camargo, Fernanda de Lima Guerreiro, a estrutura da quadra foi edificada com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), recebidos por meio de termo de colaboração com a prefeitura; mais recursos próprios arrecadados em show de prêmios no ano passado e na venda de um veículo; e também com apoio dos Irmãos Milcheski.
Cerca de R$ 50 mil já foram aplicados na obra, iniciada em janeiro e que está em fase de acabamento. “Os trabalhos finais, como pintura e outros detalhes, irão sendo realizados de acordo com a entrada de recursos”, explica a diretora.
Fundada em 22 de outubro de 1999, a Apae de Agudos iniciou suas atividades em um imóvel locado pelo município. Em 2008, a entidade ganhou sede própria, doada pelo HSBC. Ao longo dos anos, a Apae teve outras conquistas, como veículos, e agora a quadra, que era uma necessidade para atividades esportivas e recreativas.
Também na terça-feira, durante as comemorações, ocorreu a eleição, entre os próprios alunos, dos auto defensores que comporão a diretoria a partir de janeiro. Os escolhidos foram Adaiane de Lima do Amaral, Israel Vieira Rodrigues, Neile Bueno da Silva e Luis Carlos Fernandes.
A solenidade comemorativa e de inauguração contou ainda com a presença da prefeita Luciane Teixeira e da presidente da Apae, Joana Bueno, além de secretários municipais, funcionários, alunos e convidados.