A prefeitura de Mandirituba vem trabalhando em várias frentes para que os agricultores tenham um maior suporte por parte do poder público e assim possam continuar na atividade agrícola. Um dos trabalhos desenvolvidos neste sentido é o Programa Patrulha Mecanizada, que disponibiliza serviços de trator e de implementos aos produtores.
Por meio deste programa, o agricultor tem o custo de R$ 52,00 por hora trabalhada, sendo disponibilizado o prazo de 30 dias para o pagamento. “É um valor bem abaixo do mercado, caso o produtor realizasse este serviço de forma particular. Este custo é referente ao diesel utilizado”, detalha o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Irineu Laskaski.
Para realização deste serviço, a prefeitura conta com três tratores, sendo elaborado um cronograma quinzenalmente das propriedades a serem beneficiadas. “Atendemos por comunidades, visando diminuir o tempo de deslocamento e os custos”, salienta o secretário. Neste ano, foram realizados 295 cadastros, sendo atendidos até então 184 produtores. “Vamos suprir toda a demanda.
Primeiramente, os interessados devem se cadastrar na sede da Secretaria de Agricultura, em seguida, serão realizados os atendimentos com prioridade aos pequenos agricultores que não possuem equipamentos agrícolas”, destaca.
Segundo o prefeito Luis Antonio Biscaia, a prefeitura vem trabalhando para fomentar a atividade agrícola. “Estamos buscando disponibilizar todo o aporte para auxiliar os produtores, principalmente os que mais precisam, a terem as condições necessários para produzirem. Muitas famílias tiram o seu sustento da lavoura e é necessário criar mecanismos para fomentar ainda mais este segmento fundamental para o município”, conclui.