domingo, 24
 de 
novembro
 de 
2024

125 anos do Cerco da Lapa são celebrados com programação especial

Pica-paus eram denominadas as tropas aliadas ao governo federal. Foto: Divulgação/Departamento de Turismo da LapaA histórica cidade da Lapa celebra, neste ano, os 125 anos em que foi cenário da batalha entre Federalistas e Legalistas. O episódio conhecido como ‘Cerco da Lapa’, da Revolução Federalista, foi consagrado nacionalmente em 21 de dezembro de 2017, quando foi sancionado o projeto de lei que instituiu o Dia Nacional do Cerco da Lapa.

Para homenagear a participação da cidade paranaense no acontecimento e relembrar a data, uma programação especial será realizada neste sábado, em diversos pontos do município. Confira a programação completa.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Esporte, Márcio Assad, a celebração marcará também o início das atividades dos 250 anos de fundação da cidade. “Serão lançados a marca alusiva aos 250 anos, a música exaltação sobre a data e um projeto denominado ‘Arte combina com a Lapa’. No Teatro, teremos exibição de filmes alusivos ao tema Revolução Federalista e, na praça General Carneiro, o Cerco Cultural da Lapa, com várias atividades e expressões culturais, como música, performances teatrais, aulas de arte a céu aberto e a participação especial de artistas plásticos do grupo Urban Sketchers Curitiba, que irão retratar as cenas urbanas do belíssimo patrimônio histórico tombado”, afirma.

Programação

Data: 9 de fevereiro

  • Local: Praça General Carneiro
    Hora: 14 às 17 horas
    Atividades recreativas promovidas pelo Centro da Juventude: “Cerco Cultural da Lapa”.
  • Local: Pantheon dos Heroes
    Hora: 10h30
    Cerimonia Cívico-Militar
  • Local: Teatro São João
    Hora: 14 às 17 horas
    Exibição dos filmes ‘Vítimas da Vitória’ e ‘Desterro’, alusivos ao episódio do Cerco.
  • Local: Alameda David Carneiro
    Hora: 19 horas
    Apresentação da Banda da 5ª Divisão do Exército
  • Local: Alameda David Carneiro
    Hora: 20h30
    Encenação da peça ‘Última Estação’, produzida pela União dos Artistas Lapeanos (UAL)
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email