O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná definiu nesta semana que haverá nova eleição para prefeito e vice-prefeito no município de Piên. A eleição acontecerá por conta da “vacância” de cargo após o assassinato do então prefeito eleito, Loir Dreveck, ainda em 2016, e posteriormente do falecimento por doença do vice-prefeito Livino Tureck, no final do ano passado.
Atualmente, o presidente da câmara de vereadores, Eduardo Ferreira, é quem está à frente da prefeitura da cidade. Recentemente ele declarou que esperava uma definição da Justiça Eleitoral sobre a realização ou não de um novo pleito. “Essa decisão é importante para tirar a insegurança política que hoje vive o município”, destacou.
A nova eleição está marcada para o dia 17 de março, mas as convenções partidárias acontecem já a partir da próxima semana e os candidatos serão conhecidos no dia 1º de fevereiro, na sequência terá início a campanha eleitoral, mais precisamente no dia 5 de fevereiro.
Até o momento não existe na cidade nenhum nome confirmado como candidato, mas as lideranças políticas estão se manifestando nas redes sociais e grupos de mensagens.
Do recente grupo que administrava a prefeitura, o MDB, cogita-se a candidatura do vereador Joel Cavalheiro. Da oposição, a tendência é novamente o empresário João Padeiro. Há ainda uma expectativa em torno da contadora Rosilda Dreveck, irmã de Loir Dreveck. E também dos comunicadores Josnei Grosskopf e Tiguera. Ontem, foi cogitado pelo PDT local o nome do ex-prefeito Ney Ciupka.
O novo prefeito e vice-prefeito eleitos de Piên vão cumprir um mandato tampão de pouco mais de um ano e meio, com direito a disputar reeleição.