quinta-feira, 28
 de 
novembro
 de 
2024

Reajuste da tarifa do pedágio na Lapa começou a vigorar ontem

Praça de pedágio da Lapa é uma das que tem a tarifa mais cara de toda a região. Para carro, a taxa passa ser R$ 13,70. Foto: Arquivo/O RegionalEntraram em vigor ontem os novos preços de pedágio nas praças de cobrança da concessionária Caminhos do Paraná. A correção das tarifas, que engloba todas as concessionárias do Anel de Integração, foi homologada na última segunda-feira pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar).

Os reajustes no estado variam de 6,66% a 17,6%. Segundo a Agepar, o aumento é maior do que a inflação do período devido ao fato de a forma paramétrica, que é utilizada para cálculo do reajuste, ser composta de outros índices, que acabaram elevando o percentual.

A Agepar informou que o reajuste médio nas praças da Caminhos do Paraná é de 8,4%. Na Lapa, a tarifa básica, para automóveis, caminhonetes e furgões, passou a ser de R$ 13,70. O reajuste acontece anualmente em 1º de dezembro, porém, neste ano, a definição ocorreu mais tarde. Segundo a concessionária, o motivo é que a Fundação Getúlio Vargas atrasou a divulgação dos índices que servem de base para o reajuste.

Outra concessionária que atua na região, a Arteris Planalto Sul, tem reajuste aplicado anualmente no dia 19 de dezembro. Ou seja, na próxima quarta-feira haverá novos preços nas praças de pedágio de Fazenda Rio Grande e Rio Negro. Os valores ainda não foram divulgados.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email