O governador eleito Ratinho Junior (PSD) anunciou ontem o deputado estadual Guto Silva (PSD) como futuro secretário Chefe da Casa Civil. A nomeação, por sinal, já era esperada. Guto Silva foi reeleito e atualmente é o primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná. Ele tem estreita relação com Ratinho Junior.
Governador II
É bem provável que hoje e nos próximos dias o futuro governador divulgue outros nomes para seu secretariado. Há expectativa maior para pastas como do Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura, Saúde, Copel e Sanepar. Ratinho também deve anunciar em breve os secretários da Fazenda, Agricultura, Meio Ambiente, Família e Trabalho e Justiça.
Piên I
A questão da sucessão na prefeitura de Piên será assunto por muitas semanas no município, ou até meses. Não existe nenhuma manifestação da Justiça Eleitoral a respeito e, se for obedecer o que diz a Lei Orgânica municipal, cabe ao vereador Eduardo Ferreira (PSDC) permanecer como prefeito.
Piên II
Levando em conta que falta cerca de um ano e meio para a nova eleição municipal é bem provável que a Justiça Eleitoral refute sobre a realização de uma “eleição tampão”. É importante lembrar ainda que um novo pleito gera custos para a Justiça e muitas vezes essa despesa não está no orçamento. Ou seja, como já aconteceu em muitas cidades, e o exemplo mais próximo é de Fazenda Rio Grande, o presidente da câmara se mantém no cargo.
Rio Negro
A prefeitura de Rio Negro pagou na última semana a segunda parcela do décimo terceiro salário de todo o funcionalismo público. Para este pagamento a prefeitura vai desembolsar R$ 1.229.189,00. O décimo saiu antes do esperado para que os servidores tivessem mais tranquilidade para se programar neste final de ano. A primeira parcela já havia sido paga em junho. Além de demonstrar estabilidade financeira do poder público, a antecipação do décimo terceiro fomenta a economia local.
Fazenda Rio Grande
Virando o ano o assunto do meio político já estará direcionado para 2020. Em Fazenda Rio Grande, dois nomes já aparecem com destaque para o pleito municipal. São eles, o ex-prefeito Chico Santos (PV) e o empresário Tiago Wandscheer (PROS). Chico Santos é do grupo que administra a prefeitura nos últimos dois mandatos. E Tiago Wandscheer, filho do deputado Toninho, faria sua estreia numa disputa eleitoral.
Quitandinha
Os vereadores de Quitandinha aprovaram as contas do ex-prefeito Marcio Neri de Oliveira, o Rato, dos exercícios de 2014 e 2015. A aprovação foi por unanimidade. Embora tenha mudado o comando do município nos últimos anos, a equipe de finanças da prefeitura foi praticamente mantida, justamente por ter as melhores referências possíveis e trabalho muito bem avaliado.
Agudos do Sul
Os vereadores de Agudos do Sul reprovaram nesta semana em segunda votação o projeto de lei do executivo que visava diminuir de 100 KW/h para 30KW/h por mês a faixa de consumo que estabelece a isenção da contribuição à iluminação pública aos consumidores da zona urbana e rural. O presidente da casa, Jessé Zoellner (PP), que deu o voto de desempate pela reprovação, disse que o projeto significaria aumento na conta de luz para dezenas de famílias e falou ainda ser contrário à cobrança da taxa de iluminação no meio rural. Segundo a prefeitura, a alteração seria necessária porque os recursos são para custear a iluminação de vias e bens públicos, contribuindo com a melhoria da segurança da população.