Diariamente, novos casos de câncer são diagnosticados no país, sendo um dos mais comuns o câncer de próstata, que acomete exclusivamente o público masculino. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), para o Brasil, estimam-se 68.220 casos novos de câncer de próstata para cada ano do biênio 2018-2019, sendo que o Paraná tem uma taxa estimada de 94,19 casos para cada 100 mil homens.
Buscando reverter esta realidade e chamar a atenção dos homens para o cuidado com a saúde, ao longo deste mês acontecem mobilizações voltadas à campanha Novembro Azul. As atividades têm o objetivo de alertar o público masculino sobre o câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce e o tratamento adequado visando a cura do paciente.
Na região, a grande maioria dos municípios está engajada na campanha, como é o caso de Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa e Tijucas do Sul, onde estão sendo realizadas ações em unidades de saúde e atendimentos médicos e odontológicos direcionados ao público masculino.
Em Contenda, por exemplo, uma das atividades foi realizada na última semana junto às escolas. “O objetivo foi que os alunos levassem a mensagem da importância da campanha aos pais e avôs”, explicou a enfermeira e chefe da Atenção Básica, Sandra Olich Ribeiro, salientando que a procura por parte dos homens ainda é baixa.
Já em Tijucas do Sul, as ações aconteceram na última sexta-feira. Na praça central foi montada uma tenda onde foram realizados exames rápidos e repassadas orientações aos participantes. Outro foco da campanha esteve na necessidade da prática de exercícios físicos.