Uma dos mais tradicionais eventos culturais da região acontece nesta semana na cidade da Lapa. Trata-se da 11ª edição do Festival de Cinema da Lapa, que teve início na última quarta-feira e segue até domingo com uma programação diversificada, em dois espaços selecionados, sendo uma enorme tenda instalada na Alameda David Carneiro e a Sala de Exposições Lafaete Rocha.
Promovido pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa, em parceria com o Instituto Borges da Silveira, o evento se consolidou como um dos principais atrativos do cinema nacional, contando com atrações especiais. A programação inclui exibição gratuita de dezenas de filmes, divididos em oito diferentes mostras, além da realização de shows, homenagens e exposições.
Entre os destaques da programação está a mostra competitiva, que contará com a exibição dos filmes “Coração de Cowboy”, “Benzinho”, “10 Segundos Para Vencer” e “Ferrugem”. A abertura do evento acontece na quarta-feira, às 20 horas.
Outro atrativo é a tradicional Sessão da Meia Noite, que vai apresentar, na madrugada de sexta para sábado, a produção norte americana “Virgens Acorrentadas”, dirigida pelo paranaense Paulo Biscaia. Além disso, serão exibidos diversos filmes de curta e longa-metragem na “Mostra Infantil” e na “Mostra Infanto-juvenil”, voltadas para as escolas; na “Mostra Filmados na Lapa”, somente com produções locais; e nas mostras “Curtas-metragens Paranaenses” e “Avec-Associação de Vídeo e Cinema do Paraná”. Para completar a programação oficial, ficarão em cartaz na Sala de Exposições Lafaete Rocha as atrações “Teatro Guaíra – Nasce um Ícone”, que trará fotografias do acervo de Erick Nissen, e “Cinemis”, que vai apresentar o acervo do Museu da Imagem e do Som do Paraná.