quarta-feira, 27
 de 
novembro
 de 
2024

A espera de maior efetivo, Companhia da PM da Lapa é elevada a batalhão

Governadora Cida Borghetti assinou a documentação que promove modificações. Foto Jonas Oliveira/AENA expectativa por melhorias na estrutura da Polícia Militar na região começa a se tornar realidade. Na última segunda-feira, a 1ª Companhia Independente de Polícia Militar da Lapa foi elevada para 28º Batalhão da PM. Com isso, o Pelotão da PM de Rio Negro passa a ser companhia. O batalhão terá ainda companhias na Lapa e em Palmeira.

O decreto de criação de novas unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros no estado foi assinado na última segunda-feira pela governadora Cida Borghetti, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. “A segurança pública é prioridade em nosso governo. Trabalhamos de forma integrada para atender as demandas da área e a sociedade paranaense”, afirmou a governadora. No mesmo evento foram apresentadas as novas funcionalidades do Governo Digital para a área da segurança.

Com o decreto, a unidade da Lapa já atende agora como batalhão e, além do atendimento à sua cidade sede e também Campo do Tenente, Piên, Quitandinha, Contenda e Rio Negro, passa a abranger ainda as cidades de Porto Amazonas e Palmeira, ampliando sua área de atuação e podendo ter maior efetivo e mais equipamentos. Agora, o batalhão já inicia os ajustes necessários.

O comandante do recém-criado 28º Batalhão, Major Hélio José Hornung, enfatiza que esta é a concretização de um sonho. “Lutávamos por isso desde 2016. É uma conquista de todos, comunidade e autoridades envolvidas”, enaltece, salientando que agora o trabalho e o desafio serão ainda maiores.

Ele comenta que no momento a mudança não é tão visível. O aumento de efetivo, segundo Hornung, ocorrerá de forma gradativa, pois depende de concurso público pelo estado. Segundo o major, agora a unidade tem a possibilidade de possuir escola de polícia. “Tendo aumento de efetivo, poderemos reforçar o atendimento das unidades da região, inclusive da Patrulha Rural”, enfatiza.

Hornung revelou também ter a intenção de criar dois novos destacamentos, sendo um deles em Lageado dos Vieiras, Rio Negro, explicando que isso vai depender do efetivo. Outro projeto para o comandante é agora trabalhar para a construção da nova sede do 28º Batalhão da PM.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email