A busca pela qualificação profissional e a diversificação de renda da população é um dos objetivos traçados pela prefeitura de Mandirituba. Neste sentido, ao longo do ano, em um trabalho integrado entre as secretarias municipais, foram disponibilizados vários cursos nas mais diversas áreas.
Recentemente, foram realizadas as cerimônias de formaturas de alguns destes treinamentos. Através da Secretaria de Assistência Social, foram concluídos os trabalhos do curso de panificação, de cuidador infantil, cuidador de idosos, lavador de roupas e passador de roupas. “Foram mais de 65 alunos envolvidos nestas capacitações realizadas pelo projeto Mãos que Geram Renda e o programa Família Paranaense”, relata a vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Rosilene Vonsovicz Weber. Já a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Senar, concluiu o curso de artesanato com palha de milho, que contou com a participação de 13 alunos.
De acordo com Rosilene, o tema dos cursos foi definido conforme a demanda do mercado e a solicitação dos participantes. “Muitas vezes as oportunidades de emprego aparecem e as pessoas, por não terem a qualificação necessária, acabam não tendo êxito ou mesmo continuidade no emprego. Por isso, estamos buscando reverter este cenário, atendendo prioritariamente a população de baixa renda”, destaca.
Com outras capacitações em andamento, a prefeitura também já inicia o planejamento de cursos para o próximo ano. “Com apoio de importantes segmentos, vamos novamente disponibilizar, de forma gratuita, dezenas de treinamentos a toda a população, que também poderá sugerir quais os temas a serem abordados. Este é um trabalho contínuo e que buscamos qualificá-lo e ampliá-lo cada vez mais”, concluiu Rosilene