sexta-feira, 29
 de 
novembro
 de 
2024

Motoristas poderão parcelar no cartão as multas e os débitos com o Detran

Governadora Cida Borghetti autorizou o início deste projeto que deverá abranger todo o Paraná. Foto: Orlando Kissner/AENSeja por agentes de trânsito ou mesmo por dispositivos eletrônicos, milhares de motoristas são autuados anualmente em todo o Paraná. Estas multas devem ser pagas à vista, através de boleto bancário, tendo o cidadão penalizado descontos para pagamento de forma antecipada. Com este cenário, somado aos débitos com IPVA e licenciamento, um percentual significativo de pessoas acaba inadimplente e sujeita a uma série de sanções.

Para facilitar a regularização destas dívidas, o governo do estado e o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), autorizaram nesta semana o parcelamento das multas e dos débitos relacionados a veículos por meio de cartões de crédito ou débito. Esta mudança prevê que as pendências sejam parceladas de 2 em até 12 vezes, dependendo do valor do débito. “Serão aceitas as principais bandeiras, como Visa, Master, Elo, Diners e Amex. As negociações poderão ser feitas presencialmente com as empresas de cartões em postos de atendimento do Detran”, relata Luiz Claudio Sacramento, vice-presidente da PinPag, empresa credenciada a coordenar este sistema no Paraná. O órgão de trânsito continuará recebendo o valor à vista e a regularização do veículo será imediata, não sendo necessário esperar até a última parcela.

Segundo números repassados pelo Detran, somente em 2018 foram contabilizados mais de R$ 300 milhões em débitos. Agora, com o parcelamento destas dívidas, a pretensão é recuperar cerca de 60% desses valores aos cofres públicos. Estas mudanças entrarão em vigor a partir da próxima semana, primeiramente nas sedes do Detran em Curitiba. Até o final do ano, a expectativa é de que estarão efetivados 27 pontos em todo o estado.

Para a governadora Cida Borghetti, esta medida ajudará a diminuir o índice de inadimplência. “Estamos vivendo períodos de crise e o parcelamento destes débitos dará condições para que os motoristas quitem seus débitos e assim trafeguem com toda a documentação regularizada. Além disso, estamos continuamente buscando desburocratizar a máquina pública, facilitando a vida do cidadão paranaense”, avaliou a governadora.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email