Milhares de estudantes de todo o país estiveram participando no último final de semana, da primeira parte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta etapa, o conteúdo das provas abordou as disciplinas de linguagens e ciências, além da elaboração da redação, que teve como tema a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.
Estudante do Colégio Victor Bussmann, de Campo do Tenente, Caroline Monteiro considerou a prova bastante difícil. “Os temas eram abrangentes, com textos longos para interpretação. No fim do exame, há um desgaste grande, já que são 90 questões”, avalia Caroline, que espera por boas notas para obter bolsas de estudo. “Quero cursar psicologia ou enfermagem, inclusive vou prestar vestibular nesta área. Neste sentido, acredito também que o Enem tenha sido um importante teste para obter êxito neste desejo”, conta.
Quem também relatou que a prova estava difícil é Agatha Guerreiro Schueda, aluna do Colégio Rui Barbosa, de Agudos do Sul. “Me preparei bastante, inclusive estudando sobre os possíveis temas da redação, que neste ano abordou sobre a internet”, comenta Agatha. Para ela, boas notas no Enem poderão significar o sonho de obter bolsa ou financiamento para cursar a faculdade. “Quero fazer farmácia e já realizei dois vestibulares, sendo aprovada em ambos”, destaca Agatha, que agora se prepara para a segunda parte do Enem. “Tenho intensificado a preparação e acredito que o grau de dificuldade se manterá”, salienta.
A segunda parte do Enem acontecerá neste domingo e abordará as disciplinas de matemática e ciências da natureza. Ao todo, serão 90 questões e o aluno terá cinco horas para concluir o exame. Os portões dos locais da prova abrirão às 12 horas e se fecharão às 13 horas. Segundo o Inep, na próxima quarta-feira serão publicados o gabarito e o caderno de questões, sendo que os resultados individuais serão divulgados no dia 18 de janeiro.