A prevenção é uma ferramenta fundamental para o diagnóstico precoce de doenças, fator este que garante chance de cura consideravelmente maior. Em Mandirituba, a Secretaria de Saúde realizou no último mês uma série de ações da campanha Outubro Rosa nas unidades de saúde, além de firmar parcerias com instituições para atuar neste sentido.
Na última sexta-feira, o município recebeu a carreta do programa Cuide-se +, do Sesi, que disponibilizou uma série de serviços. “Através da solicitação do Rotary Club, buscamos trazer para a cidade este projeto. O Sesi disponibilizou toda estrutura móvel, além de equipamentos e profissionais, enquanto que a prefeitura custeou os serviços”, detalhou a secretária municipal de Saúde, Gizelly Aparecida Leal de Camargo. Nesta iniciativa, que atendeu também o público masculino, foram realizados 20 exames PSA para diagnosticar câncer de próstata, 26 preventivos, 32 mamografias e 4 exames de pele.
Já no sábado, cinco unidades de saúde do município estiveram engajadas no dia D da campanha Outubro Rosa, esta exclusiva para o público feminino. “Em relação ao ano passado, o número de participantes triplicou. O que reforça a conscientização das mulheres sobre a necessidade de se prevenir. Esta prática tem que acontecer anualmente e estamos trabalhando para que isso se torne realidade”, destacou Gizelly.
O prefeito Luís Antônio Biscaia tem acompanhado as ações desenvolvidas na área da Saúde e ressaltou a importância da prevenção. “Este é, sem dúvida, o melhor caminho. É preciso que as pessoas estejam atentas e busquem sempre o suporte médico. Nós, como poder público, estamos incumbidos de ampliar este trabalho e aproximar o atendimento das pessoas”, concluiu.