domingo, 24
 de 
novembro
 de 
2024

Politicando 24/08/2018

Presidência I

Foi divulgada nesta semana pesquisa Datafolha com os percentuais de intenção de voto para presidente da República. Houve dois cenários com candidatos diferentes do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro cenário e o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, no segundo. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo. No primeiro cenário, Lula lidera com 39%, seguido de Jair Bolsonaro, 19%, Marina Silva, 8%, Geraldo Alckmin, 6%, Ciro Gomes, 5%, Alvaro Dias, 3%, e João Amoêdo 2%. Henrique Meirelles, Guilherme Boulos, Cabo Daciolo e Vera tem 1% cada. João Goulart Filho e Eymael tem 0%. Branco, nulo e nenhum somam 11% e não sabe, 3%.

Presidência II

No segundo cenário, com Haddad no lugar de Lula, quem aparece em primeiro lugar é Jair Bolsonaro com 22%, logo atrás vem Marina Silva, com 16%, Ciro Gomes, 10%, e Geraldo Alckmin, 9%. Já Alvaro Dias e Fernando Haddad chegam à 4%. João Amoêdo mantém os 2%, empatado com Henrique Meirelles. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 8.433 eleitores em 313 municípios entre 20 e 21 de agosto de 2018. Está registrada com número BR-04023/2018 e tem nível de confiança de 95%.

Governo

O candidato Ratinho Junior (PSD) esteve nesta semana em Fazenda Rio Grande, onde fez o lançamento oficial da sua campanha na região metropolitana de Curitiba. Ele acredita que será na chamada grande Curitiba o apoio mais expressivo para a sua candidatura. Na oportunidade, ele destacou que pretende concentrar esforços na ampliação da atividade industrial e geração de emprego e renda.

Mandirituba I

A câmara de vereadores de Mandirituba vem dando continuidade à análise das contas dos exercícios anteriores. Desde o ano passado, o legislativo julgou as contas dos anos de 2000 e 2001, ambas do ex-prefeito Luiz Carlos Chimim, sendo que as duas foram reprovadas. Agora estão em análise, as contas dos anos de 2002, 2003 e 2004, todas também referentes à gestão de Chimim e que o Tribunal de Contas sugeriu pela reprovação. Os vereadores aguardam agora a manifestação da defesa do ex-prefeito.

Mandirituba II

De acordo com o presidente do legislativo, Guilherme Chupel (PEN), em seguida devem ser analisadas as contas dos ex-prefeitos Adir Palú, Antonio Machadinho e Onildo Gelatti. A pretensão da mesa diretora da casa é acelerar esse trabalho. O Ministério Público Estadual notificou o legislativo de Mandirituba pelo atraso na análise e votação das contas do executivo, respeitando o direito de defesa.

Marlene Soares, candidata a deputada estadual. Foto: Arquivo/O RegionalAgudos do Sul I

A cidade de Agudos do Sul tem uma candidata a deputada estadual. É Marlene Soares, pelo Podemos. Ela é produtora rural e, inclusive, dirige uma cooperativa de agricultores no município. Ela foi incentivada por políticos da esfera estadual e seu nome foi confirmado na convenção do partido no último dia 4 de agosto, visando uma vaga na Assembleia Legislativa.

Agudos do Sul II

E por falar em Agudos do Sul, há uma curiosidade em relação a eleição estadual neste ano. Tudo indica que o grupo do Partido Progressista (PP) no município não vai apoiar a candidata da sigla ao governo, Cida Borghetti. E por outro lado o grupo do MDB, que tem na liderança a prefeita Luciane Teixeira, e que fará a campanha do PP no município. Pelo menos esse é o comentário que se ouviu nos últimos dias.

Candidaturas

O Ministério Público Eleitoral ajuizou na tarde de quarta-feira 48 ações de impugnação ao registro de candidatura, incluindo seis ações de impugnação de DRAP (Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários). Entre os pedidos de candidaturas impugnados estão os do ex-governador Beto Richa e do deputado federal Ricardo Barros. As razões para a contestação das candidaturas incluem falta de comprovação de filiação partidária à sigla pela qual pretendem concorrer, condenações transitadas em julgado, entre outras. Muitos candidatos e partidos políticos estão contestando a decisão do MP.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email