domingo, 24
 de 
novembro
 de 
2024

A farsa das pesquisas com prefeitos e vereadores

O programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, mostrou no último final de semana como funciona a farsa das pesquisas de opinião pública que confere a prefeitos e vereadores diplomas de destaques em suas respectivas cidades e funções. A prática, inclusive, é bastante conhecida na região e já foi motivo de relatos aqui mesmo neste jornal. Não foram poucas as vezes que políticos locais se deslocaram para cidades como Balneário Camboriú ou Florianópolis para receber prêmios de reconhecimento. Prefeito destaque, vereador mais atuante, líder político, gestor aprovado, enfim, os mais diversos nomes e adjetivos impressos em um diploma ou medalha. No entanto, resultado de pesquisas altamente suspeitas e sem nenhum tipo de comprovação.

Como demonstrou a reportagem do Fantástico, esse tipo de iniciativa acontece com o objetivo de arrecadar dinheiro de forma fácil e prática, porém, ilícita. Essas empresas de pesquisas se aproveitam da vaidade dos envolvidos para lhes garantir títulos que possam ser usados como atributos às suas carreiras políticas. Obviamente, cobram por isso. E o pagamento sempre é feito com dinheiro público.

Além de comprar o prêmio, muitos gestores públicos viajam e se hospedam em cidades turísticas e hotéis luxuosos com recursos das prefeituras ou câmaras municipais. E, para completar a festa, alguns fazem tudo isso acompanhados da família. Existe uma estimativa de que essas empresas atuem em todo o território nacional, se aproveitando principalmente das cidades onde há pouca transparência dos gastos públicos e baixo acompanhamento da população.

É importante frisar que podem existir trabalhos sérios e honestos nesta área, como também há gestores que merecem referências. Mas no geral, pelo nome das empresas e suas origens, é fácil identificar que se trata de golpe. Com a crise política que assolou o país e o crescimento significativo das redes sociais, os próprios políticos acabaram se intimidando e repensando sobre suas formas de atuação, talvez por isso deixaram de expor esses diplomas falcatruas comprados com dinheiro da saúde, educação e segurança.

O principal reconhecimento do gestor público não pode estar num papel pendurado numa parede, mas sim no relato das pessoas que o conhecem ou conheceram. O que o programa Fantástico fez foi mostrar que infelizmente o dinheiro público sofre todo tipo de ataque e aqueles que deveriam zelar pelo seu bom uso são justamente os que praticam as mais expressivas ilegalidades. E afinal, que diploma o seu prefeito e o seus vereadores merecem?

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email