Tem início na próxima segunda-feira a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo. A campanha, que segue até o dia 31 de agosto, é direcionada às crianças com idade entre 12 meses e menores de 5 anos, incluindo as que já receberam as vacinas anteriormente.
O Dia D da campanha acontece em 18 de agosto e não será realizada uma campanha de vacinação contra sarampo voltada para adultos. A meta de imunização em todo o país, assim como em todo o Paraná, é vacinar ao menos 95% das crianças dessa faixa etária. Na região, cerca de 16 mil crianças fazem parte do público prioritário da vacina.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, a alta cobertura vacinal é necessária para se evitar que novos casos de sarampo apareçam no país. “O Brasil já registrou casos de sarampo em seis estados. Não podemos deixar que a doença continue avançando. Por isso, os responsáveis pelas crianças entre 12 meses e menores de 5 anos devem aproveitar a campanha e vacinar seus filhos”, diz.
A coordenadora da Vigilância de Agudos do Sul, Lucinéia de Camargo, reforça que o município vem atuando intensamente visando a alta cobertura vacinal. “A atenção básica de Agudos do Sul vem trabalhando a divulgação da campanha de poliomielite e sarampo, realizando visitas nas escolas e em todo público alvo. Faremos uma parceria entre agentes de saúde, enfermeiros das equipes de ESF e Vigilância Epidemiológica levando a vacina nas áreas mais distantes do Centro. Estamos caminhando para atingir 100 % da população a ser vacinada”, afirmou.