Nos próximos meses, deverá ser inaugurado o novo prédio do fórum da comarca de Rio Negro. Com a iminente desocupação da atual estrutura, a prefeitura vem buscando pleitear a utilização deste espaço. Na última semana, uma comitiva liderada pelo prefeito Milton Paizani esteve reunida com o presidente do Tribunal de Justiça do estado, Renato Braga Bettega, onde foi solicitada a doação do imóvel ao município.
De acordo com Paizani, a reivindicação foi bem aceita e, se não houver nenhum impedimento legal, o imóvel deverá ser repassado ainda este ano ao município. “Este antigo prédio, que é de posse do estado, tem uma estrutura ampla e bem localizada. Além disso, se confirmado o repasse ao município, a prefeitura será responsável pela manutenção do espaço”, destacou Paizani.
A pretensão da prefeitura é que o prédio se torne a sede da câmara de vereadores, que atualmente utiliza espaço locado, e também o Departamento de Cultura e Turismo, o qual está localizado junto ao Seminário. “A ideia é utilizar a parte superior para o legislativo, aproveitando a estrutura do júri como plenário. Na parte inferior, estará o setor de Cultura, inclusive com o museu”, detalha Paizani.
A prefeitura também informou que irá analisar a situação do prédio, no entanto, como a estrutura passou por reforma há cerca de dez anos, acredita-se que não serão necessárias grandes intervenções.