sábado, 23
 de 
novembro
 de 
2024

Politicando 06/04/2018

Lula e a prisão

Embora não tenham se manifestado oficialmente sobre a negativa do Supremo Tribunal Federal (STF) ao pedido de habeas corpus do ex-presidente Lula, muitos políticos da região ligados ao Partido dos Trabalhadores (PT) expuseram suas opiniões nas redes sociais. Inclusive, demonstraram muita indignação e tristeza. O PT vem encolhendo significativamente em algumas cidades da região Sul, o que deverá ser reflexo nas urnas da eleição neste ano.

Mudanças no governo

Cida Borghetti (PP) vai se tornar a primeira mulher governadora do Paraná a partir das 10 horas de hoje. No governo estadual as mudanças serão expressivas, a começar pelos principais cargos e secretarias. Cida receberá a faixa, mas deverá governar com forte influência do marido, o deputado federal Ricardo Barros (PP). Ele acredita que ao assumir o governo, haverá um ganho exponencial na campanha para a reeleição.

Prisões

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) deflagrou ontem uma operação na cidade de Araucária. Num primeiro momento oito pessoas foram presas, entre eles, ex-prefeitos, vereadores, funcionários da prefeitura e o ex-secretário de Estado, Edson Casagrande. As prisões são decorrentes de investigação sobre pagamento de propina e compra de terrenos superfaturados. Foram expedidos 22 mandados de busca e apreensão e 21 de prisão na câmara municipal e em outros locais da cidade de Araucária e também em Curitiba. São 19 prisões preventivas, que é por tempo indeterminado, e duas temporárias.

Luciane Teixeira, prefeita de Agudos do Sul. Foto: Arquivo/O RegionalAgudos do Sul

A prefeita de Agudos do Sul, Luciane Teixeira (MDB), vem comemorando os resultados administrativos e financeiros de seu primeiro ano de mandato. Segundo relatório apresentado, a prefeitura teve, em 2017, um superávit de R$ 1,9 milhão. No mesmo exercício, segundo ela, o município baixou o índice de despesas com pessoal de 56,87% para 52,73% e respeitou os limites mínimos de gastos com educação e saúde. Luciane destaca ainda que o total de investimentos, entre recursos próprios ou conquistados em outras esferas, soma mais de R$ 15 milhões.

Tijucas do Sul I

O clima entre os vereadores e a atual administração da prefeitura de Tijucas do Sul está cada vez mais estremecido. Embora sem nenhuma movimentação oficial por parte dos legisladores, a palavra impeachment já circula na câmara municipal. Comentou-se, inclusive, que até parlamentares com representatividade na cidade foram acionados para acalmar os ânimos e buscar um melhor entendimento. Por parte dos vereadores, há reclamação generalizada no atendimento feito pelo executivo.

Tijucas do Sul II

Para melhorar a relação entre executivo e legislativo em Tijucas do Sul há uma expectativa de reforma no secretariado da prefeitura. Ao menos quatro nomes seriam trocados. Porém, o vereador Claudio Martins (PSDB) que é da base de apoio não concorda com mudança em determinada pasta e já informou que se isso acontecer vai deixar a ala da situação. Nos bastidores da política local existe a tese de que falta ao executivo um interlocutor com experiência e habilidade política.

Eleições

Candidatos a deputado que possuem denúncias e condenações ou que tenham ligação com políticos da região nessas condições terão dificuldades para pedir votos. A prisão do presidente Lula terá consequências também no pleito eleitoral de todos aqueles que estão com nome “sujo” ou sofrendo investigação criminal.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email