As incógnitas da eleição nacional e estadual desse ano são inúmeras. No Paraná, por exemplo, a disputa pelas duas vagas no Senado Federal promete ser uma das mais acirradas. Os principais nomes até o momento são de Beto Richa (PSDB) e Roberto Requião (PMDB), no entanto, também aparecem como pré-candidatos Gustavo Fruet (PDT), Ney Leprevost (PSD), Cristiane Yared (PR) e Alex Canziani (PTB).
Disputa do Senado II
Pelo cenário atual, teremos seis fortes nomes na disputa pelas duas vagas no Senado. Dois candidatos na chapa da vice-governadora Cida Borghetti (PP), dois com Osmar Dias (PDT), e outros dois com Ratinho Junior (PSD). A atual senadora Gleisi Hoffmann (PT) deve ser candidata a deputada federal. Outro que finaliza mandato é Roberto Requião (PMDB), e não definiu se disputa a reeleição ou o governo.
Composição majoritária
As composições das chapas majoritárias também serão um jogo de xadrez. Osmar Dias, por exemplo, precisa de um vice que represente juventude e renovação, além de votos na região metropolitana de Curitiba. Já para Ratinho Junior falam de um candidato a vice mais experiente e com ligação no interior do estado. No caso de Cida Borghetti, um vice puxador de votos e provavelmente um homem.
Lua de mel
Os prefeitos que assumiram no ano passado já perceberam que acabou a “lua de mel” com a população. Ou seja, as justificativas de herança financeira, crise econômica, entre outras, já não servem mais. Nesta semana, inclusive, o prefeito de Tijucas do Sul, Cesar Matucheski (PSDB), emitiu uma nota explicando a dificuldade do seu governo. A questão é que a paciência da população tem prazo de validade.
Presidência
Auditório lotado ontem em Curitiba para palestra do senador Álvaro Dias (Podemos) sobre os desafios econômicos e políticos do Brasil. Organizado pelo G7 (grupo das principais entidades do estado) o evento foi, na verdade, um pré-lançamento da campanha de Álvaro Dias à presidência da República.
Lapa
Não precisa ser do meio político para perceber o corporativismo implantado pelo prefeito da Lapa, Paulo Furiati (PMDB), no seu governo. “Aos amigos do rei as benesses da lei. Aos inimigos, os rigores da lei” essa seria uma prática constante na atual gestão. Resta saber que tipo de avaliação e julgamento a população fará no próximo pleito eleitoral.
Campo do Tenente
Foi realizado na última semana, em Campo do Tenente, o lançamento do programa Escola 1000, do governo do estado, que destinará 100 mil reais para obras de reforma no Colégio Estadual Victor Bussmann. A solenidade contou com a presença do deputado estadual Francisco Bührer (PSDB). As obras foram definidas pela direção do colégio e devem ser iniciadas dentro de 90 dias.
Piên
O clima esquentou no último encontro dos vereadores de Piên, na terça-feira. Durante a palavra livre da sessão, os vereadores Joel Cavalheiro (PTB) e João Nunes (PSD) discutiram e o debate envolveu também outros legisladores, que criticaram Nunes. Este, por sua vez, se disse decepcionado com a política. Terminada a reunião, as discussões continuaram e teria havido até um princípio de briga entre Nunes e o vereador Kinho da Silva (PSDB).