Quatro cidades da região estão habilitadas a um programa lançado pelo governo federal na última segunda-feira e que pretende levar acesso à internet banda larga para locais remotos sem conectividade. Durante o lançamento do ‘Internet para Todos’, em evento realizado em Brasília, o presidente Michel Temer sancionou ainda o projeto aprovado no congresso para a liberação de R$ 2 bilhões para os municípios desenvolverem ações nas áreas de educação, saúde e assistência social.
Estiveram presentes na solenidade, 2.471 prefeitos e prefeitas para assinar o termo de adesão ao programa que oferecerá conexão à internet com preço reduzido. O Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações informou que até a segunda feira, quase metade dos municípios brasileiros teriam concluído o cadastro na plataforma e foram considerados aptos para formalizar a adesão ao programa. Da região, integram a lista de cidades habilitadas Campo do Tenente, Contenda, Lapa e Mandirituba.
A previsão do governo é que, após a assinatura da adesão, os primeiros municípios beneficiados recebam a partir de maio as antenas que permitirão a conexão. O Ministério espera que sejam instaladas 200 antenas por dia.
O prefeito da Lapa, Paulo Furiati, esteve no lançamento em Brasília e informou que o sistema será disponibilizado gratuitamente para escolas e unidades de saúde municipais e oferecido aos moradores interessados com preços acessíveis. “Na Lapa, 31 comunidades serão beneficiadas. É um programa que irá proporcionar maior conectividade à população”, afirmou Furiati.