Sete dos dez municípios do suleste paranaense estão categorizados no Mapa do Turismo Brasileiro, um instrumento do Ministério do Turismo que acompanha desempenho das cidades nesse setor e direciona as políticas públicas. Em todo o Paraná, são 283 municípios em alguma das cinco categorias, que vão de A até E.
Os municípios da região que compõem o Mapa são Agudos do Sul, Campo do Tenente, Lapa, Mandirituba, Piên, Rio Negro e Tijucas do Sul, integrantes da Rota do Pinhão e classificados na categoria D, a penúltima na classificação. Curitiba e Foz do Iguaçu são os municípios paranaenses que estão categorizados em A.
De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Mandirituba, Edelar Luiz Comparin, o setor turístico do município vem sendo estimulado em diversas frentes. “Fizemos um levantamento de todos os atrativos turísticos e colocamos os principais eventos do município no calendário do estado. Buscamos fomentar o turismo de lazer, religioso, gastronômico, pedagógico e contemplativo”, explicou, destacando as caminhadas da natureza como grandes tendências no município. “As caminhadas já fazem parte do nosso calendário e elas têm como objetivo o fortalecimento das comunidades rurais”.
Conhecido regionalmente pelo seu acervo histórico e cultural, voltado ao tropeirismo e ao turismo ferroviário, o município da Lapa é um dos mais visitados da região e sem perder a tradição, vem buscando inovar em seus atrativos para alavancar ainda mais o setor. “A categorização da Lapa no Mapa é questionável e se dá em virtude do número de hotéis. É preciso sempre trabalhar no sentido de resgatar os atrativos turísticos. A Lapa tem se mostrado uma cidade de turismo didático-pedagógico e recebemos semanalmente excursões de alunos vindos da Região Metropolitana e dos Campos Gerais, que buscam conhecer mais sobre nossa história e dos importantes capítulos do Paraná aqui vivenciados”, destaca o diretor de Turismo da cidade, Marcio Assad.
Por ser uma cidade importante no cenário estadual, a classificação em D não agradou nenhum pouco a população e os envolvidos na promoção do turismo na Lapa. Outras cidades, como Campo do Tenente, com o Mosteiro Trapista e a Ponte de Ferro, e Tijucas do Sul, com o Recanto do Saltinho, também imaginavam classificação melhor.