quarta-feira, 15
 de 
janeiro
 de 
2025

Horário de verão se encerra amanhã

Toninho relata que economia de energia também se dá à substituição de equipamentos. Foto: Arquivo/O RegionalMoradores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul deverão atrasar o relógio em uma hora à 0 h de domingo, isso porque chegará ao fim mais uma edição do Horário de Verão.

Amado por muitos e odiado por outros, o horário diferenciado desta temporada teve início no dia 15 de outubro do ano passado e tem como principal objetivo a economia de energia. Na última edição da medida a economia registrada pelo governo federal foi de R$ 147,5 milhões.

Para o empresário Toninho Silva, do SuperSul Supermercados, de Piên, a mudança do horário acarreta em uma economia de energia no estabelecimento. “Acredito que há uma certa economia até porque demora mais para escurecer. Eu, particularmente, prefeito este horário atual”, afirma Silva, apontando algumas medidas já adotadas com o objetivo de economizar no consumo da luz. “Fizemos a substituição de lâmpadas, além de adequação do novos padrões de energia na câmara fria”, contou.

Mudanças – Após uma série de debates que quase culminaram na extinção do Horário de Verão no ano passado, o governo federal já determinou a diminuição da duração do horário em duas semanas, ou seja, ao invés de começar na terceira semana de outubro, a medida terá início no primeiro domingo de novembro, no dia 4.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email