Romeiros de toda a região devem participar nesta quinta-feira da 26ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida, que acontece em Agudos do Sul. Ano a ano, o evento reúne milhares de devotos que cumprem promessas e realizam pedidos à mãe Aparecida.
A peregrinação da imagem teve início no último dia 3, quando percorreu seis comunidades de menor estrutura e retornou à capela de Palmitos na última segunda-feira para o início do tríduo. Na noite de hoje, acontece a terceira e última missa em preparação, a qual será celebrada pelo padre de São José dos Pinhais, Taciano do Nascimento Rolim, com início às 19 horas.
Amanhã, a romaria terá início às 7 horas, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida passando por 12 comunidades. “Ao todo, serão percorridos 78 quilômetros englobando praticamente todo o município. A previsão é que a imagem retorne à capela de Palmitos às 18 horas, para às 18h30 ser iniciada a missa de encerramento, a qual será celebrada pelos padres Braz Hoinatz de Andrade, Claudemir Roberto Leal da Cruz e sacerdotes convidados”, detalha Francisco Zeszotko, da equipe organizadora da romaria. Ao final, haverá a tradicional queima de fogos.
A expectativa da organização é de que mais de seis mil romeiros estejam presentes. “Esta romaria iniciou em 1991, ainda de forma tímida, e foi ganhando uma proporção muito grande. É uma linda homenagem que reflete o carinho e a devoção do povo com a mãe Aparecida, ainda mais neste ano em que comemoramos 300 anos de aparição da imagem. Muitas pessoas já apresentaram seus testemunhos e acompanham toda a romaria em forma de agradecimento”, destaca Francisco. Um grupo de ciclistas também estará percorrendo todo o trajeto.
Neste ano, para melhor receber os romeiros, a comunidade de Palmitos apresenta nova e ampla estrutura. Haverá venda de comida e de refrigerantes.
Ciclistas – Mais uma vez, um grupo de ciclistas percorrerá o trajeto da romaria pedalando. Os interessados em participar com suas bicicletas devem estar na igreja de Palmitos às 6h45. Segundo Marcos Rudnick, um dos ciclistas participantes, haverá carro de apoio.