Carne Fraca I
O Paraná é o estado mais envolvido na Operação Carne Fraca. 90% dos frigoríficos investigados são paranaenses. Ontem, algumas unidades que estão sendo investigadas e tiveram atividades suspensas já anunciaram demissão de funcionários. Um triste golpe para o estado que é um dos grandes da agropecuária no país e mantém milhares de famílias vivendo do trabalho no setor.
Carne Fraca II
A Operação Carne Fraca resultou na prisão de diversas pessoas. Alguns dos presos e outros conduzidos coercitivamente ou interceptados em ligações telefônicas têm ligação estreita com políticos do Paraná. Um dos envolvidos, Luiz Santamaria Neto, além de vice-presidente do Diretório do PMDB em Curitiba, é assessor parlamentar do deputado estadual Reinhold Stephanes Junior (PSB). Já Heuler Martins, também investigado, é assessor do deputado federal João Arruda (PMDB). E o ex-superintendente do Ministério da Agricultura, Daniel Gonçalves Filho, tido como chefe do esquema, é afiliado político dos deputados federais Osmar Serraglio (PMDB) e Sérgio Souza (PMDB).
Greve
O início de mandato do prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), tem sido bastante agitado e já com muita indignação de parte da população. Nesta semana, a greve no transporte coletivo causou um grande caos na cidade e prejuízo para empregados e patrões. E, para piorar a situação, os professores da rede municipal abriram greve na quarta-feira por tempo indeterminado.
Quitandinha
A prefeita de Quitandinha, Maria Julia (PSDB), informou nesta semana que a prefeitura receberá R$ 220 mil do governo do estado. O recurso foi intermediado pelo deputado estadual Francisco Bührer (PSDB). Segundo Maria Julia, o recurso será utilizado na aquisição de uma ambulância e na instalação de quatro novas academias ao ar livre para comunidades do interior.
Piên I
O prefeito de Piên, Livino Tureck (PMDB), informou nesta semana que o município receberá R$ 100 mil para a área de saúde por meio de emenda parlamentar do deputado federal Luiz Nishimori (PR). Os recursos são da União e estão previstos para pagamento até o final desse exercício.
Piên II
A presença de um veículo da Polícia Civil no município de Piên se tornou motivo de todo tipo de especulação. O próprio delegado de Rio Negro, Sergio Alves, comentou que nem toda ação da polícia no município está relacionada ao caso do assassinato do prefeito eleito Loir Dreveck. Mesmo assim, ainda existem muitas indagações em torno de tudo que aconteceu e de outros fatos que estão vindo à tona. Outro assunto que gerou comentários na cidade foi a recente presença de um grupo de vereadores num certo gabinete da Assembléia Legislativa.
Fazenda Rio Grande
O vereador Professor Marlon (Pros), de Fazenda Rio Grande, pretende colocar em pauta na câmara projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal que proíba vereador em cargo de chefia no poder executivo. Segundo ele, se o legislador estiver num posto de chefia na prefeitura, consequentemente ele estará prejudicando sua função na câmara municipal que é de fiscalizar o executivo. A proposta, no entanto, não vem recebendo apoio dos demais vereadores e necessita de um número mínimo de assinatura para entrar em tramitação.
Campo do Tenente
Se existiu “lua de mel” na relação dos vereadores Fuscão Quege (PPS) e Celso Wenski (PMDB) ela já acabou. Os dois tem trocado críticas e acusações nas reunião da câmara municipal. O clima ficou ainda mais quente na sessão da última terça-feira. A presidente da casa, Solange Favaro (PSB), informou que e o debate é livre e vai manter a palavra livre desde que não infrinja o regimento interno da câmara.