O vandalismo vem crescendo de forma assustadora em toda a região e a sociedade continua sendo diretamente afetada por estas atitudes impensadas e totalmente condenáveis. Nesta semana, os vândalos danificaram pela oitava vez a parte elétrica do sistema de abastecimento de água tratada da Sanepar, na Lapa.
A ocorrência foi registrada na madrugada da última segunda-feira, quando os vândalos arrebentaram a grade de proteção e danificaram a estrutura de concreto que protegia os fios de cobre, subtraindo todo o material. Na sequência, os criminosos fugiram e até então não foram identificados.
De acordo com a Sanepar, as caixas de concreto foram implantadas após a ocorrência anterior, no entanto, não foi o suficiente para impedir nova ação dos vândalos. O local atingido é responsável por fornecer água a 40% da população da Lapa e por isso vários profissionais da Sanepar atuaram para restabelecer a energia elétrica, permitindo o retorno da produção de água. A companhia também estuda medidas de proteção mais efetivas e realiza obras para o restabelecimento completo do sistema. A previsão era de que o fornecimento de água fosse normalizado até ontem.
De acordo com o delegado Vinicius Fernandes Maciel, da Polícia Civil da Lapa, o fio de cobre é um material bastante furtado e facilmente vendido em locais clandestinos. “Apesar disso, o valor que o vândalo obtém na venda é muito menor em relação ao que a vítima terá que gastar para restituir o bem”, salientou o delegado. Em casos desta natureza, o vândalo que for preso poderá responder por furto qualificado. “A população precisa ajudar neste combate, primeiro não adquirindo produtos sem procedência e depois denunciando possíveis autores e receptadores”, concluiu.