Cargos comissionados
A notícia de que a Promotoria da Justiça vai ampliar a fiscalização sobre os servidores públicos em cargos de comissão já movimentou o meio político nesta semana. Inclusive, algumas entidades e pessoas comuns de municípios da região declararam interesse em apresentar manifestação de apoio ao trabalho da promotoria. Alguns, inclusive, já pretendem informar previamente quanto está sendo gasto em suas respectivas cidades com os chamados cargos de confiança.
Campo do Tenente
Em Campo do Tenente, a atual administração da prefeitura terá que “cortar” as gratificações dos servidores municipais atendendo a notificação da promotora de Justiça do Fórum de Rio Negro, Gisele Silvério da Silva. Membros da equipe do prefeito Jorginho Quege (PMDB) consideram que a decisão é um desafio para a gestão, já que as gratificações servem como forma de estímulo e recompensa aos servidores que se destacam no cumprimento das suas atividades.
Assomec
O prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wozniack (PSDB), recém empossado presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), convidou o ex-secretário de Assuntos Metropolitanos da prefeitura de Curitiba, Neco Prado (PDT), para coordenar os trabalhos da entidade. A notícia foi bem recebida pelos prefeitos que compõem a entidade, principalmente levando em consideração a experiência de Neco Prado na atividade pública.
Agudos do Sul
Na última semana, os vereadores Jessé Zoellner (PP), Everson Adolphatto (PSB), Mauro Negrelli (PSDB), Vidal Pruchaki (PSB) e Cornélio Grosskopf (PP), de Agudos do Sul, estiveram na Assembleia Legislativa reunidos com o deputado estadual Francisco Buhrer (PSDB). Na oportunidade receberam a confirmação da liberação de R$ 120 mil do governo estadual através de emenda parlamentar. O recurso será utilizado na aquisição de um veículo Van para o setor de saúde.
Contenda
O prefeito de Contenda, Carlão Stabach (PMDB), falou à reportagem nesta semana que pretende promover mudanças na gestão. A principal diferença vai acontecer no atendimento às demandas da população mais carente da cidade. Stabach relatou que devido à crise econômica do país aumentou a pobreza no município. Queda nos postos de trabalho e a diminuição de renda deixam as pessoas ainda mais dependentes dos serviços público.
Quitandinha
Os vereadores Amir Lemos(PEN), Carlinhos Moura (PSC), Marcelo Lechinoski (PR), Marquinhos da Acarpa (PP) e Zé Ribeiro (PP), reclamaram na reunião da câmara de vereadores dessa semana dos trabalhos realizados pela Sanepar. Segundo eles, muitas obras iniciadas no município ficam inacabadas ou por um longo período pela metade. Além disso, há casos em que a prefeitura precisa concluir serviços, utilizando recursos que poderiam ser empregados em outras demandas. Os vereadores consideram injusto a Sanepar cobrar pelos serviços e não realizá-los devidamente.
Lava Jato
A inclusão de nomes tradicionais da política do Paraná na lista de Caixa 2 poderá mudar o quadro para a eleição do próximo ano. As novas delações apresentadas e divulgadas pelo Superior Tribunal Federal (STF) poderão complicar candidaturas majoritárias que estão sendo ensaiadas para 2018. Por esta razão, o cenário ainda está bastante incerto.
Governo
A vice-governadora Cida Borghetti (PP), pré-candidata ao governo em 2018, aparece até agora com apenas um dígito nas pesquisas de intenção de votos. A aposta é que ela se torne governadora ano que vem com a licença do atual governador Beto Richa (PSDB) para concorrer ao senado, e dessa forma possa vitaminar sua candidatura. No entanto, se Beto Richa resolver cumprir todo o mandato e não disputar eleição, as pretensões de Cida Borghetti serão minimizadas. Já tem muita gente ligada ao governador apostando nessa hipótese.