domingo, 24
 de 
novembro
 de 
2024

Região ganha destaque em revista nacional de contabilidade

Cyntia e Jéssica mostram a revista com destaque do trabalho. Foto: DivulgaçãoA região ganhou destaque em revista nacional no primeiro bimestre deste ano. Em sua edição de janeiro/fevereiro, a Revista Brasileira de Contabilidade dedicou nada menos do que 11 páginas para publicação de um estudo sobre nível de imprecisão orçamentária de prefeituras da Associação dos Municípios da Região Suleste do Paraná (Amsulep). A revista é editada pelo Conselho Federal de Contabilidade.

O estudo foi feito pelas contadoras Cyntia Ferreira Zielinski, de Campo do Tenente, e Jéssica de Fatima Hirt, de Rio Negro. Trata-se de um artigo para conclusão de curso elaborado pelas duas em 2014, quando eram acadêmicas do curso de Ciências Contábeis, com orientação da professora Cleonice Witt, da Universidade do Contestado (UnC). Foi a orientadora que, considerando o estudo como bastante completo, enviou o artigo como sugestão para publicação na revista.

O trabalho envolveu quatro cidades da região – Campo do Tenente, Piên, Quitandinha e Rio Negro, abordando números dos anos de 2012, 2013 e 2014. Pretendeu-se verificar se os orçamentos previstos são compatíveis com os executados. O estudo foi feito segundo o programa Public Expenditure and Accountability – Despesas Públicas e Responsabilidade (Pefa).

Foram considerados vários itens que compõem a receita e a despesa das prefeituras. No geral, os dados analisados pela metodologia Pefa mostraram que Quitandinha foi o município que se destacou com o maior conjunto de índices imprecisos. Já Piên foi o município que obteve uma maior aproximação do valor previsto com o realizado, sendo o mais preciso. Em contato com as prefeituras envolvidas, elas informaram que já corrigiram a taxa de imprecisão.

Cyntia trabalha atualmente na empresa Casagrande Consultoria, de Campo do Tenente, e Jéssica atua no Escritório Contábil Geraldo Hirt, em Rio Negro. Para elas, a divulgação do artigo em revista nacional do ramo é um reconhecimento de todo esforço para o trabalho. “Enriquece muito nosso currículo”, completa Cyntia.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email