O verão, a estação mais quente do ano, é um dos períodos em que há um aumento considerável da incidência de tempestades de raio em todo o país. Com isso, também são registrados acidentes envolvendo descargas elétricas, provocando até mesmo a morte de pessoas.
Devido à periculosidade deste fenômeno, algumas orientações são recomendadas durante a formação de tempestades a fim de prevenir acidentes tanto dentro de casa, quanto em ambientes externos.
Segundo o Cabo Silva, do Corpo de Bombeiros de Piên, uma das principais recomendações é não ficar embaixo de árvores. “Ao perceber a chuva, nunca se esconder em árvores. Pode até ficar em campo aberto, ficando em posição agachada, com a cabeça baixa”, orientou o bombeiro, destacando ainda alguns cuidados para evitar acidentes com raio dentro de casa. “A pessoa deve evitar estar ao telefone, ao estar conectado na tomada. O certo é tirar todos os aparelhos da tomada e aguardar a tempestade passar”, explicou.
Ainda conforme o bombeiro, havendo acidente com o raio, a pessoa atingida pela descarga elétrica pode ter diversos ferimentos internos. “Uma pessoa atingida diretamente pelo choque pode ter queimaduras internas, que podem queimar o coração, pulmão, vasos e pode causar até fraturas internas”, disse. “Em caso de acidente, a pessoa terá uma parada respiratória ou parada cardíaca, se alguém tiver um treinamento pode fazer uma massagem cardíaca e acionar o atendimento médico ou Corpo de Bombeiros para o socorro e transporte da vítima”, concluiu.