Momentos de demonstração de devoção a Maria marcaram a última quarta-feira em Agudos do Sul. Foi realizada no município a 25ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida. O tradicional evento, organizado pela comunidade de Palmitos, é o maior da região em homenagem à padroeira do Brasil, comemorada anualmente em 12 de outubro em todo o país.
A romaria deste ano teve um sentido especial – a comemoração do Jubileu de Prata, com a realização de sua 25ª edição. Saindo da capela de Palmitos, os romeiros percorreram outras comunidades da paróquia agudosulense. De carro, moto, caminhão e até bicicleta, os devotos de Nossa Senhora Aparecida passaram o dia entre a estrada e as orações nas capelas.
Ao final da tarde, os romeiros chegaram novamente a Palmitos, onde o pátio da igreja – apesar da instabilidade do clima – ficou lotado para a missa de encerramento, presidida pelo bispo da diocese de São José dos Pinhais, Dom Francisco Carlos Bach. O bispo destacou a presença dos fiéis e que o momento era de agradecimento e também de pedido de graças por intermédio da padroeira. O evento foi encerrado com uma grande queima de fogos de artifício.