Apenas sete estabelecimentos de ensino da região tiveram divulgadas as suas médias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. O sistema de divulgação das notas por escola da última edição do exame foi apresentado na última semana pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e traz a média do desempenho das instituições nas quatro áreas de conhecimento que compõem o Enem, mais a redação
O número pequeno de colégios com médias divulgadas pode revelar a baixa participação no Enem dos demais estabelecimentos. Os resultados do exame por colégio contemplam aqueles que cumpriram o critério de ter pelo menos dez alunos participantes do Enem 2015 e ter taxa de participação igual ou superior a 50%.
Estabelecimentos de ensino de apenas três municípios do suleste paranaense – Fazenda Rio Grande, Piên e Rio Negro – atenderam os critérios de divulgação. Do total de sete citados, os cinco primeiros são da rede privada. Dentre eles, apenas, um o Colégio Bom Jesus São José, de Rio Negro, diminuiu sua média em relação ao ano anterior, mas mesmo assim teve o melhor número da região, com 596,24.
Dos estabelecimentos públicos, o Colégio Estadual Frederico Guilherme Giese, de Piên, alcançou 518,9 e o Caetano Munhoz da Rocha, de Rio Negro, 503,89. O diretor do Colégio Frederico, Josias Terres, relata que todo ano no estabelecimento há trabalhos preparatórios para o Enem, organizados pelos próprios professores em suas disciplinas. “Vamos modernizar nosso laboratório de informática para no ano que vem termos simulados online, bem como cursinhos online”, enfatiza o diretor.