sábado, 8
 de 
fevereiro
 de 
2025

Baixas temperaturas requerem maiores cuidados com a saúde

João Maria também mostrou-se surpreso com a sequência de geadas da última semana
João Maria também mostrou-se surpreso com a sequência de geadas da última semana

O inverno ainda nem chegou, mas a massa de ar polar que se estabeleceu no Paraná trouxe muito frio e pegou a população local de surpresa. Nas cidades da região, houve registro de geadas e temperaturas negativas como não se via há muito tempo.
Médico Noel Bazan relata que oscilação de temperatura intensifica os casos de doenças respiratórias na população
Médico Noel Bazan relata que oscilação de temperatura intensifica os casos de doenças respiratórias na população

O início da estação mais fria do ano será nesta segunda-feira e a previsão é que seja um inverno com temperaturas bem baixas. Segundo o meteorologista Tarcísio da Costa, do Instituto Simepar, a tendência é que tenhamos um inverno rigoroso, se comparado com os anos anteriores. Climatologicamente, é uma estação em que predomina o tempo seco e o frio.
Quem ficou surpreso com o clima nas últimas semanas foi o aposentado João Maria dos Santos, morador da cidade de Quitandinha. “Eu nasci em Santa Catarina e logo me mudei para o Paraná. A última vez que vi uma sequência grande de geadas foi quando eu ainda era criança. Naquela época, parecia que éramos mais resistentes ao frio, até porque se tratava de um período que não tínhamos condições de comprar muitas roupas”, relata.
O médico Noel Bazan Pena explica que diante das constantes quedas nas temperaturas é comum o aparecimento de diversas doenças respiratórias associadas ao frio. “Muitas pessoas me procuram com o diagnóstico de renite alérgica, gripe, amidalite, faringites e sinusite, que são doenças típicas do inverno. É preciso estar atento aos sintomas dessas patologias, como tosse seca ou úmida, e febre”, comenta.
Segundo Bazan, uma forma de trabalhar a prevenção de doenças e de promoção à saúde é ter cuidados básicos como higienização das mãos, lavar os alimentos antes do consumo, estar sempre bem agasalhado e se possível, quando é fumante, diminuir o hábito de fumar.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email