Escolas públicas e creches municipais da Lapa receberam na última semana o primeiro repasse do Fundo Rotativo, que é um recurso que a prefeitura coloca à disposição das Associações de Pais e Mestres (APMs) e das direções para a aquisição de materiais de expediente, materiais pedagógicos, produtos de limpeza e realização de pequenos reparos.
De acordo com a prefeita Leila Klenk, o valor reajustado em 100% não sofria alteração desde 2009. “Foi uma decisão importante e necessária para aumentar a autonomia das escolas e manter a qualidade dos produtos, além da agilidade na compra de diversos materiais que as instituições de ensino precisam diariamente”, disse.
O recurso é repassados às APMs em parcelas, sendo elas nos meses de maio, junho, agosto e outubro. O valor do recurso depende da quantidade de alunos de cada local. Em 2015, a Secretaria Municipal de Educação disponibilizou ao fundo rotativo de 24 escolas e 7 creches o montante de R$ 212.400,00 e, neste ano, serão R$ 424.800,00.
A diretora da escola Emília Ferreira do Amaral, Nilva Bisotto Ferreira, destacou a importância do recurso. “O aumento do repasse é de muita importância para darmos continuidade a todas nossas atividades pedagógicas”, explicou.