Uma nova forma de registrar a presença dos alunos em sala de aula vem sendo testada pelos professores do Colégio Estadual Eleutério Fernandes de Andrade (CEEFA), de Quitandinha. A partir desse ano, todos os professores passam a utilizar a ferramenta de Registro de Classe online (RCO), deixando de lado as anotações em livros de presença.
Segundo a direção do colégio, todas as informações de frequência, conteúdos, avaliações dos alunos passam a ser digitalizadas e informatizadas, gerando muito mais agilidade no processo didático-metodológico da educação. Através do uso de senhas, o educador, pedagoga, secretário e também a direção podem ter acesso a qualquer tempo e lugar, às informações de cada turma do colégio.
A tendência é que, a cada ano, mais escolas sejam inseridas neste sistema. Para dar conta dessa tecnologia, a diretora Andrea Cristina e a diretora auxiliar Joseli Mordaski estão investindo no aperfeiçoamento do sistema digital. Recentemente, elas visitaram escolas no município de Piên para saber como aproveitar melhor este sistema.
A partir das próximas semanas, o CEEFA já deve contar com as iniciações das novas modificações tecnológicas, agilizando aos professores o sinal de internet e permitindo que o trabalho seja feito com rapidez e qualidade. “Essa iniciativa permitirá aos alunos uma nova forma de ter aula, pois com isso, cada professor, dentro de parâmetros didáticos, poderá usar o sinal de internet para aulas em que haja interatividade dos alunos e seus companheiros indispensáveis nos dias de hoje: os celulares”, conta a diretora.
A expectativa ainda é que em breve os pais e alunos possam também, através de senhas particulares, terem acesso às informações dos filhos como frequência e notas, para que o acompanhamento seja o mais transparente possível.