A região ultrapassou no último ano a marca de 100 mil veículos em sua frota. Somando-se as dez cidades do suleste paranaense, o número total é de quase 106 mil registrados.A cidade que possui o maior número de veículos é Fazenda Rio Grande, com frota de 28.029. Na Lapa são 18.473 veículos e em Rio Negro o número é de 17.974. Mandirituba possui frota de 9.827, em Contenda são 7.143 e em Piên 6.613. Em Quitandinha, os registros são de 6.601 e em Tijucas do Sul 5.345. As menores frotas da região da Amsulep estão em Agudos do Sul, com 3.600, e em Campo do Tenente, com 2.371 veículos.
O aumento também deve representar mais receita aos municípios. Havendo aumento na arrecadação do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor – IPVA, os municípios também ganham mais, mesmo sendo este um imposto de competência estadual. Isto porque o estado repassa para as cidades 50% da receita do IPVA.
O despachante Lourival Gomes, de Piên, conta que os boletos para pagamento do imposto já estão sendo emitidos pela Secretaria de Estado da Fazenda. “Porém, mesmo sem esta fatura, os contribuintes que desejarem podem recolher o impostos nos bancos do Brasil e Itaú apresentando apenas o número do Renavam”, enfatiza. Em outros bancos e lotéricas, deve ser usado o boleto enviado pelos Correios.
Segundo o despachante, o pagamento pode ser feito à vista com desconto de 5%, em parcela única sem desconto ou ainda parcelado em cinco vezes. Ao optar por uma das formas de pagamento, o contribuinte deve ficar atento ao calendário de vencimento, que varia de acordo com o número final da placa do veículo. Ele lembra, porém, que mesmo com o IPVA quitado, o documento anual só é recebido após o pagamento de outra taxa, o licenciamento