É notória a diminuição dos pedidos de consulta dos comerciantes de Contenda aos órgãos de proteção ao crédito (SPC e Serasa) sobre clientes, segundo a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Contenda (Aciac). Em anos anteriores, a entidade oferecia com mais intensidade este serviço, e embora o período não seja dos melhores para o comércio local, a venda sobre avaliação está cada vez menor.
Suelen Vanessa Teixeira, secretária da associação, conta que ainda não se sabe o motivo desta queda. “O cliente está com o crédito sempre aprovado, não está gastando tanto ou o comércio está fechando as vendas sem estas medidas de segurança”, comentou.
Se por um lado as consultas não estão sendo necessárias, a grande maioria dos comerciantes estão buscando adequações quanto ao registro de funcionários. Neste ano, mais de 50 empresas adquiriram seu CNPJ e ingressaram como microempreendimentos. “Para esta modalidade, a empresa pode ter apenas um funcionário, faturar até 60 mil anualmente e obedecer a outros critérios necessários”, descreve Suelen.
O destaque nestas adequações ficam para os bares, restaurantes e lojas que estão buscando junto a Aciac a orientação correta para tal finalidade. Hoje existem mais de 300 comércios em Contenda e apenas 60 são associados.