Nas cidades da região, o clima de Copa do Mundo vem crescendo, mas ainda não se vê toda a empolgação que poderia se esperar de um lugar onde, assim como em todo o país, são muitos os aficionados por futebol. Porém, se comparado ao que ocorria há poucas semanas atrás, a presença do verde e amarelo nos municípios já é bem mais evidente. O fato é que, após o início da competição na última semana, já se pode observar em maior número faixas e bandeiras com as cores do Brasil nas residências, bem como nos carros pelas ruas.
Alguns pontos comerciais e órgãos públicos já haviam se antecipado um pouco em relação à decoração. Em Agudos do Sul, tanto a prefeitura quanto a câmara estão internamente bem coloridas. “Faz parte da cultura do nosso povo torcer no futebol e não poderíamos ficar indiferentes a isso”, relata o assessor de comunicação da prefeitura, Jessé Zollner, um dos responsáveis pelos enfeites.
Em Mandirituba, uma rua foi toda enfeitada com verde e amarelo. Para as lojas, fazer uma decoração com as cores do Brasil é um modo de deixar o ambiente mais alegre e chamar a atenção dos clientes.
Já para quem vende os artigos de decoração e de torcida, os últimos dias estão sendo bastante movimentados e a continuidade deste sucesso de vendas vai estar diretamente ligada ao desempenho e a sequência da seleção brasileira no mundial. E para os comerciantes que ainda possuem vasto estoque destes produtos, o objetivo é vendê-los logo, antes que a febre do mundial possa passar.
A comerciante mandiritubense Marilene Vonsovicz apostou nas boas vendas dos artigos em verde e amarelo e, pelo menos até o início desta semana, o retorno era positivo. Ela conta que havia vendido tudo e que teve repor o estoque. “Agora torço para que o Brasil continue na Copa para que as boas vendas continuem”, completa.