terça-feira, 15
 de 
julho
 de 
2025

Politicando 14/02/2014

Paraná I
O governo do Paraná receberá, enfim, recursos do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinveste). Serão R$ 817 milhões para investimentos na melhoria da infraestrutura nos municípios e em segurança pública. A liberação dos recursos foi garantida por liminar do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF). O Proinveste é uma linha de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), operacionalizada pelo Banco do Brasil, destinada a ampliar a capacidade de investimentos dos Estados. O Paraná pleiteava a liberação do financiamento há quase três anos e era o único que ainda não tinha a autorização para acessar os recursos.
Paraná II
O Governo do Estado está com 17 obras e 15 projetos rodoviários aguardando recursos do Proinveste. O valor total do investimento é de R$ 430,6 milhões para intervenções em 907 quilômetros de estradas estaduais. A melhoria da infraestrutura da Segurança Pública, principalmente na Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, é a outra área que receberá investimentos com os recursos do Proinveste.
Prefeituras
Os prefeitos de Piên, Mandirituba, Quitandinha, Campo do Tenente e Agudos do Sul participaram de reunião na sede do governo do estado nesta semana para assinatura de convênio que prevê liberação de recursos para infraestrutura. Através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano – Sedu, estão previstas pavimentações, implantação de calçadas, entre outros benefícios. A preocupação dos prefeitos é com a liberação de fato da verba, ou seja, quando realmente o dinheiro vai cair na conta. Todos acompanham apreensivos a situação financeira do governo paranaense.
PiênTaxinha Ramos/Foto:O Regional
Dois “não” chegaram até a câmara de vereadores de Piên nos últimos dias. O primeiro veio endereçado à vereadora Jaqueline Niezer (PSDC). Ela havia pedido ao governo do estado que fosse estadualizada a estrada que liga Piên e Rio Negro através da localidade de Lageado. O governo disse que tecnicamente e orçamentariamente não é possível. O outro “não”, foi para o vereador Taxinha Ramos (PT), que solicitou a presença de um escrivão na cidade. A Secretaria de Segurança informou que não há disponibilidade.
Quitandinha
Os vereadores de Quitandinha retomam as reuniões na câmara municipal a partir da próxima quinta-feira. O presidente da casa, Pedro Gilson Ribas (PP), que mantém seu colégio eleitoral na região de Doce Grande, Doce Fino e Água Clara, acredita que será um ano movimentado, principalmente pela realização da eleição em outubro próximo. No âmbito municipal, o presidente do legislativo declara que a câmara vai trabalhar para ampliar a melhorias dos serviços e benefícios a população.
Agudos do Sul
O prefeito de Agudos do Sul, Antonio Gonçalves da Luz (PP), assinou nesta semana documentação que trata da aquisição de novos veículos para a frota da prefeitura. O investimento terá participação de recurso oriundo do governo estadual na ordem de 100 mil reais. É uma emenda do deputado estadual Plauto Miró (Dem) reivindicada pelo vereador Nide Ferreira (Dem).
Tijucas do Sul
O vereador Claudio Martins (PSDB), de Tijucas do Sul, destacou dois importantes assuntos na reunião legislativa dessa semana. O primeiro trata do projeto que prevê aos idosos isenção de pagamento de tarifa do transporte coletivo. O segundo é uma reclamação em relação as empresas Sanepar, Copel e Autopista Litoral Sul. Ele relata que as grandes prestadoras de serviço do município não atendem as demandas do poder público e da comunidade.
Mandirituba
Embora com atenção redobrada em relação a saúde, o prefeito de Mandirituba, Onildo Gelatti, está de volta ao trabalho. Recentemente ele esteve hospitalizado para exames e procedimentos relacionados ao coração. Na terça-feira, durante reunião no governo do estado, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior (PSC), brincou com Gelatti e perguntou se os problemas de saúde não tinham relação com seus ex-companheiros de política.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email