quinta-feira, 6
 de 
fevereiro
 de 
2025

Cultivo de maçã se apresenta como alternativa

Cada vez mais na região vem se tornando necessária a busca de novas alternativas de produção no meio rural. Isto porque a fumicultura, principal atividade agrícola em alguns municípios, vem a cada ano enfrentando dificuldades. Um dos cultivos com potencial neste sentido é o de maçã.
Na propriedade de Zico e Lisboa e João Cardoso, em Tarumã, Agudos do Sul, a última semana foi de bastante trabalho na colheita. Em épocas como esta, o serviço chega a envolver até quarenta pessoas; alguns são trazidos do Rio Grande do Sul, pela prática que possuem. Zico conta que a expectativa é de que a produção deste ano alcance mais de 400 mil quilos.
Eles cultivam maçãs há 11 anos e atualmente são 21 mil pés produzindo a qualidade gala, enquanto que outros 6 mil, da variedade princesa, ainda não se adaptaram. Ele explica que, no ciclo da produção, após a colheita vem a época de limpeza e pulverização. “Antes do inverno é realizada a poda das macieiras”, salienta. Depois acontece o processo de raleio e se aguarda então a nova colheita.
Segundo Zico, alguns temem a presença dos pássaros no pomar, mas ele relata que é baixa a incidência destas aves, quase que insignificante. Uma das preocupações, assim como em outras culturas, é quanto ao granizo.
Zica Lisboa, que auxilia na administração da propriedade, destaca que o cultivo da maçã pode sim ser uma importante alternativa para a agricultura da região. “Inclusive, se houvesse mais produtores desta fruta nas redondezas, poderia ser investido em uma câmara fria”, enfatiza, destacando que isto viria a favorecer a produção da região como um todo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email