Contas das prefeituras
O presidente do Tribunal de Contas do Paraná, conselheiro Artagão de Mattos Leão, atendeu a pedido feito pelo presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Luiz Lázaro Sorvos, e decidiu ampliar até dezembro o prazo para os municípios do Estado entregarem a prestação de contas de três módulos do Sistema de Informações Municipais (SIM-AM): patrimônio, folha de pagamento e tributário. Artagão insistiu, porém, em manter até 31 de agosto o prazo para a entrega das prestações de contas das prefeituras. Os prefeitos queriam um adiamento do prazo por sessenta dias, para ter mais tempo de realizar a operação.
Recursos do FPM
Nesta semana os governantes municipais estão apressados em divulgar a queda no repasse de recursos do Fundo de Participação dos Municípios – FPM. Em muitos casos, é uma forma de justificar a não realização de obras e suspensão de serviços. Acontece que quando existe a recuperação do repasse e até mesmo superação em relação aos valores esperados a ordem é não espalhar a notícia.
Curitiba
O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), faz amanhã a entrega de 800 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida. Até o final do ano Fruet vai entregar 4.800 casas populares e a meta é chegar em até 15 mil unidades nos próximos três anos. Uma das principais demandas na capital é a área de habitação.
Agudos do Sul
O prefeito de Agudos do Sul, Antonio Gonçalves da Luz (PP), está solicitando ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) a construção de acostamento na rodovia estadual que corta o município, no trecho entre o bairro Leão e a entrada de Lagoa dos Pretos. O trecho compreende a PR 419 e a PR 281. Segundo o prefeito, foram quase vinte mortes contabilizadas nos últimos 20 meses neste trajeto. A reivindicação foi oficializada na última quarta-feira.
Pinhais
O Conselho Estadual do Meio Ambiente aprovou a resolução que trata da descentralização das atividades de licenciamento e fiscalização ambiental aos municípios. Entre os municípios do Paraná que já estão aptos a executar o licenciamento ambiental estão Campo Largo, Pinhais e Guarapuava. De acordo com o diretor de Controle, Fiscalização e Licenciamento Ambiental de Pinhais, Antônio Fortunato Berno, a equipe técnica da prefeitura é hoje uma das mais completas para atuar em campo. “Fizemos concurso público para contratação de profissionais das áreas de engenharia florestal, engenharia ambiental, engenharia química e biologia. O assessor jurídico também é especialista na área ambiental”, afirmou Antônio.
Mandirituba I
Prefeito Onildo Gelatti, (PTB), de Mandirituba, foi internado as pressas na última semana e posteriormente teve que se submeter a um processo de cateterismo. Atendido no hospital da Cruz Vermelha, o prefeito já se recupera e pretende voltar ao trabalho na próxima semana. Gelatti teve um início de governo tumultuado com o rompimento de apoios políticos e a demissão de pelo menos 90 servidores em cargo de comissão.
Mandirituba II
Os vereadores de Mandirituba voltaram a adotar o sistema de reuniões itinerantes, buscando dessa forma aproximar o trabalho do legislativo da população. No entanto, a presença da comunidade nas reuniões realizadas nos bairros da cidade está longe das expectativas. No encontro dessa semana, que foi realizado no bairro de Lagoinha, menos de 15 pessoas participaram. A indagação é se o baixo número de público foi por conta do frio ou pelo desinteresse aos assuntos políticos e administrativos da cidade.
Piên
Embora a atual administração tenha divulgado por diversas oportunidades os diálogos do prefeito Gilberto Dranka (PMDB) com a Secretaria de Estado de Segurança e deputados estaduais com base eleitoral no município, até o momento não existe nada de concreto em relação a um eventual reforço na estrutura de segurança pública em Piên. A delegacia continua sem delegado, escrivão e investigador. Tudo é reportado para Rio Negro, e na necessidade de queixa, audiência ou demais informações à população enfrenta longos quilômetros de viagem e ligação telefônica interurbana.