sábado, 19
 de 
junho
 de 
2021

34% das candidaturas para vereador são de mulheres

Mais de 420 mulheres concorrerão às vagas para o poder legislativo nos dez municípios do suleste paranaense. Foto: Arquivo/O RegionalA disputa por uma cadeira no legislativo municipal terá a participação de 424 mulheres e 802 homens em toda a região, conforme dados coletados até a manhã de ontem. Nas eleições em novembro, o público feminino corresponde a 34% do total de 1.226 candidaturas registradas ao cargo junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No quantitativo de candidaturas femininas no suleste paranaense, Fazenda Rio Grande figura com o maior número, com 90 registros do total de 280, enquanto em Campo do Tenente está o menor, com 24 do total de 98. Em relação a porcentagem, Rio Negro detém a maior índice de candidatas, com 37,08%, e Fazenda a menor, com 32,14%. Conforme prevê a legislação, cada partido deve indicar, no mínimo, 30% de mulheres filiadas para concorrer no pleito.

Para a assistente I da 11ª Zona Eleitoral de Rio Negro, Ana Carolina Dürks Wanderley Dias Martinez e Silva, a participação ainda é pequena, mas aos poucos as mulheres estão conquistando mais visibilidade. “É notável que os partidos ainda respeitam apenas o percentual mínimo de mulheres como candidatas, mas o aumento da participação feminina tende a ser algo natural com o passar do tempo, com muitas delas se interessando pela esfera política. A representatividade feminina é essencial em vários processos”, avalia.

Recentemente, a Justiça Eleitoral promoveu diversas campanhas sobre o tema em suas redes sociais e nas emissoras de rádio e TV de todo o Brasil. A mais recente foi intitulada “Mais mulheres na política: a gente pode, o Brasil precisa”, com a finalidade de inspirar mulheres a ocuparem cargos políticos e mostrar que o aumento de lideranças femininas é importante.

Eleições 2016 – No comparativo entre as eleições municipais de 2016 e o registrado em 2020 para vereança, houve um aumento entre o período analisado, passando de 376 para 424 candidaturas femininas.

 

Candidatos a vereador - Gêneros. Arte: O Regional

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email