segunda-feira, 25
 de 
novembro
 de 
2024

17% dos eleitores da região decidiram não votar em ninguém

Fiscais e voluntários que atuaram nas eleições tiveram bastante trabalho com a intensa movimentação de eleitores e candidatos em Agudos do Sul. Foto: Arquivo/O RegionalA eleição municipal deste ano apresentou uma situação que surpreendeu boa parte dos candidatos e demais envolvidos na disputa eleitoral. Trata-se do expressivo número de eleitores que decidiram por não votar em nenhum dos postulantes aos cargos de prefeito e vereador. Na região da Amsulep, por exemplo, dos 193 mil eleitores, 17% preferiram se abster ou votar nulo ou branco.
Foram 33.299 eleitores que não optaram por nenhum candidato. Para se ter uma ideia, no município de Contenda, a diferença do candidato eleito para o segundo colocado foi de 389 votos, e o número de eleitores que não votaram em nenhum dos dois candidatos foi de 1.869. Só as abstenções em Contenda foram de 887 eleitores. Em Piên, a diferença entre o candidato vencedor e o perdedor foi de 119 votos, e as abstenções, nulos e brancos somaram 1.098 votos.
Em pelo menos seis cidades da região os votos “desperdiçados” pelos eleitores poderiam mudar o resultado do pleito. Proporcionalmente a população apta a votar no último domingo, o município de Rio Negro teve o maior número de eleitores que deixaram de votar nos respectivos candidatos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email